A Microsoft encerrou o suporte de segurança e atualizações para o seu navegador Internet Explorer 8, 9 e 10
As mudanças que vão afetar versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer, foram anunciados em agosto de 2014.
Alguns estimam que esses navegadores mais antigos são responsáveis por mais de 20% do tráfego da web enquanto Computerworld afirma que apenas 55% dos usuários do IE está usando a versão mais recente.
Navegadores são muitas vezes alvo de hackers e os especialistas prevêem uma safra de ataques.
"A partir 12 de janeiro de 2016, apenas a versão mais atual do Internet Explorer disponíveis para um sistema operacional com suporte receberão apoio técnico e atualizações de segurança", a gigante do software anunciou em seu site.
"A Microsoft incentiva os clientes a atualizar e manter-se atualizado sobre as últimas navegador para uma experiência de navegação mais rápido, mais seguro."
Ele continua a apoiar IE 11 e Edge, que é o navegador padrão para o Windows 10.
Batata quente
NetMarketShare estima que o Internet Explorer responde por 57% do mercado de navegadores, em comparação com 25% para o Chrome, 12% para o Firefox e 5% para o Safari, da Apple.
De acordo com a Computerworld, cerca de 340 milhões de pessoas ainda dependem de versões mais antigas do navegador IE.
Isso levou os especialistas em segurança a alertarem sobre um título chamado "batata quente".
"É seguro assumir que os cibercriminosos têm acumulado informações de vulnerabilidade do Internet explorer ", disse Craig Young, pesquisador da empresa de segurança Tripwire.
Mark James, pesquisador da empresa de segurança ESET, acrescentou: "Se não há atualizações, pacotes, correções, novas versões e não há opções de suporte, se as coisas correrem mal isto significa basicamente que é uma batata quente e você precisa soltá-la tão rápido quanto você puder. . "
Em abril, a Microsoft parou oficialmente suporte de segurança para o Windows XP e enquanto muitos imaginou uma explosão de malware que não se concretizou.
fonte: http://www.bbc.com/